segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Projetos e referência nacional

24/09/2008:

GASP comemora 11 anos de êxito na luta contra a Aids na regiãoProjetos e referência nacional.

As campanhas educativas promovidas pelo GASP são reconhecidas pela qualidade

IPATINGA - O Gasp – Grupo de Apoio aos Soropositivos, única instituição de apoio a portadores do vírus HIV do Vale do Aço, mostra força e vitalidade ao comemorar 11 anos de existência, completados no último dia 17.
O grupo é formado por voluntários que desenvolvem ações de assistência, visando o combate ao preconceito, à inclusão social e busca por melhor qualidade de vida aos portadores do HIV e seus familiares, dedicando-se também à assistência a pessoas soropositivas e atuando nas questões relativas à prevenção.
Segundo Moisés Correa, diretor da ONG, no decorrer dos seus 11 anos o Gasp já atendeu diretamente 133 pessoas com HIV e mais de 5.000 indiretamente, por meio de seminários e palestras de conscientização sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Desde 2001, o Gasp teve 10 projetos realizados, financiados pelos governos do Estado e da União, destinados ao público ou não com HIV/Aids ou direcionados especialmente para crianças e adolescentes, e ainda contou com projetos específicos para garotas de programa, travestis e homossexuais.O foco da ONG está na prevenção da doença através de campanhas educativas.
O Gasp mantém contato com algumas empresas para realizar seminários e palestras para seus empregados. A ONG ainda faz um trabalho de campo com pessoas diversas, distribuindo material de prevenção, como preservativos e impressos informativos para pessoas de baixa renda.
Entre os benefícios oferecidos pela instituição estão academia, aulas de informática, distribuição de cesta básica e cursos que atendem cerca de 120 famílias residentes em Ipatinga e cidades vizinhas.
As principais conquistas são a aquisição de patrimônio e infra-estrutura da instituição, diminuição do estigma da doença no Vale do Aço, aumento no atendimento aos portadores e familiares, com assistência jurídica e psicológica para portadores de HIV. Hoje, o Gasp é referência nacional em atendimento a soropositivos e em campanhas educativas; sua diretoria tem assento na mesa do fórum ONG Aids de Minas Gerais e na comissão nacional de HIV/Aids, nos conselhos da Assistência Social e da Criança e do Adolescente, além do Consea. A ONG ainda faz parceria com o Programa Municipal de DST/Aids, trazendo benefícios para a cidade.Para o futuro, o Gasp tem o objetivo de atender mais pessoas, formar convênios com mais empresas e conquistar sua sede própria.

Fonte:
http://www.diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=13746

Nenhum comentário: