segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CEN AIDS completa dez anos

06.10.2008

O Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV e Aids (CEN AIDS) completa, em 2008, dez anos. A organização, que reúne empresas reconhecidas internacionalmente por iniciativas de promoção da saúde e prevenção da infecção nos locais de trabalho, marcou a entrada do setor empresarial na resposta brasileira à epidemia de aids. Atualmente, 16 empresas e instituições formam o conselho. Um dos grandes desafios hoje é agregar um número maior de associadas com interesse em implantar programas de prevenção para seus funcionários.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 36,5 milhões de pessoas com HIV e aids desenvolvam alguma atividade produtiva. A perda acumulativa de força de trabalho irá alcançar, segundo a organização, 48 milhões de homens e mulheres em 2010 e outros 74 milhões em 2015. Por isso a importância de se pensar a prevenção também no ambiente laboral.

“A parceria exitosa do Programa Nacional de DST e Aids com corporações de diversos setores tornou-se um dos pilares de nossa resposta à epidemia”, afirma a diretora do programa, Mariângela Simão. Os dez anos do CEN AIDS – destaca ela – são exemplo de sucesso do engajamento de organizações empresariais no estímulo e fortalecimento da responsabilidade social das empresas na área de prevenção às DST e aids.

Na opinião do presidente do conselho, Murilo Alves Moreira, o sucesso da atuação do CEN AIDS pode ser mensurado pelo interesse de outros países no trabalho realizado nos últimos anos. "Executivos da África e da América do Sul, além da Rússia, Espanha, Índia e até Estados Unidos já se interessaram nos programas que são desenvolvidos aqui e na nossa capacidade de mobilização junto à sociedade como um todo", conta Moreira.

Com o intuito de trocar experiências com outras nações da América Latina e do Caribe que o conselho realizará, nos dias 6 e 7 de outubro, uma oficina com a participação de representantes do México, Jamaica, Belize, Guiana, Guatemala, Brasil, entre outros.

Na noite do dia 7, haverá a entrega do Prêmio Nacional CEN AIDS no Mundo do Trabalho, um incentivo às empresas que investem em ações preventivas. São quatro categorias: micro (até 19 trabalhadores), pequenas (de 20 até 99), médias (de 100 até 499) e grandes (acima de 500 trabalhadores). Confira os ganhadores no site www.aids.gov.br.


Mais informações à imprensaCEN AIDS
tel.: (11) 3966 0413

Ministério da Saúde Programa Nacional de DST e AidsAssessoria de ImprensaTel: (61) 3448-8088/ 8100/ 8106/ 8090E-mail: imprensa@aids.gov.brSite: www.aids.gov.br

Assessoria de Imprensa
Programa Nacional de DST e Aids
Ministério da Saúde
Tel: (61) 3448-8088/ 8100/ 8106/ 8090

------------------------------------------

Nenhum comentário: