terça-feira, 5 de agosto de 2008

A LIPODISTROFIA E A SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FISICA

Para entender a lipodistrofia, devemos primeiro saber o que ela é. A palavra lipo refere-se à gordura e distrofia refere-se às alterações, mudanças, crescimento exagerado. Caracteriza-se por transformações visuais no corpo, com acúmulo ou perda de gordura. Além disso, ocorrem mudanças dentro do organismo com aumento das taxas de colesterol, triglicérides, glicose, resistência à insulina, entre outros. Estas mudanças que podemos observar podem ser tanto de CRESCIMENTO (depósitos) quanto de PERDA de gordura CORPORAL.

Perda de gordura: ocorre nos braços ou pernas ou face (bochechas afundadas).
Crescimento ou depósitos de gordura: podem aparecer no estomago na parte de trás do pescoço (corcova de búfalo), nos peitos (em homens e mulheres) ou outras áreas, incluindo debaixo do queixo ou se espalhar ao redor do corpo).

LIPODISTROFIA

Distúrbio do metabolismo dos lipídeos que envolve a perda da camada lapídea fina, dando a aparência de protusão das veias; caracterizado por consumpção da fase e membros, com acúmulo de gorduras no abdômen (sob a pele e dentro de cavidades corpórea) ou entre as lamina escapulares. (CRAUSE, MAHAN pág. 659).

A lipodistrofia não é uma doença recente. Muito pelo contrario, ela é relatada há muito tempo. Porém se torna importante para os soros positivos conhece-la. Pois é uma possível conseqüência das medicações, hoje em uso, para o controle da Aids. Conhece-la, entender suas causas e saber as formas mais eficientes de controle são passos importantes para as pessoas que fazem uso dos antiretrovirais.

É importante observar que o acúmulo de gordura é mais comum em mulheres e a perda de gordura é mais comum entre os homens. Não podemos descartar que estas manifestações podem ser comuns a ambos os sexos. Cuidar da lipodistrofia é importante e fundamental para a manutenção da saúde do soropositivo.

Como fazer para manter a saúde e combater a lipodistrofia?
Os métodos mais indicados são; alimentação saudável, controle nutricional, controle medico periódico e exercícios físicos regulares. Além disso, manter uma atitude positiva diante da vida, evitando a depressão. Cada profissional de saúde, em sua área, é importante no auxilio ao controle desta manifestação.

ABORDAGEM MULTIDICIPLINAR

A LIPODISTROFIA MERECE SER TRATADA PELOS PROFISSIONIAIS DE SAÚDE COM A MAXIMA IMPORTÂNCIA E SUA COMPLEXIDADE REQUER UMA ABORDAGEM MULTIDICPLINAR. PARA SEU CONTROLE E TRATAMENTO, O PACIENTE PRECISARÁ CONTAR COM A AJUDA DE MÉDICOS DE DIVERSAS ESPECIALIDADES, PSICÓLOGOS, NUTRICIONISTAS E ATÉ PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FISICA.

A LIPODISTROFIA PODE SER PERIGOSA

Embora não seja uma ameaça de vida é um problema sério.

Depósitos de gordura atrás do pescoço podem ser grandes o bastante para causarem dores de cabeça e problemas respiratórios.

Seios aumentados em mulheres podem ser dolorosos, bem como mudanças no corpo podem causar problemas psicológicos e emocionais. O açúcar no sangue alto pode ser um sinal de diabete.

Os exercícios físicos são fundamentais na manutenção da saúde, tanto para o soropositivo, quanto para a pessoa não portadora do Hiv. . Melhora a saúde ajudando a manter os níveis de colesterol e triglicérides estáveis, além de ajudar no controle da glicolise, atuar na queima de gordura corporal, na melhoria geral da disposição do organismo, além da melhora da auto-estima e diminuição da depressão.

DICAS DE EXÉRCICIOS PARA LIPODISTROFIA

- GANHO DE MASSA MUSCULAR: EXERCICIOS DE RESISTENCIA (ANAEROBICO) – EXERCICIOS FEIROS COM TRÊIS SERIES DE 10 A 12 REPETIÇÕES, COM PESO INICIALMETE MODERADO E AUMENTO GRADATIVO.
OBS: COM INTERVALO DE UM DIA DE DESCANSO PAR CADA GRUPO MUSCULAR TRABALHADO.
- PERDA DE GORDURA LOCALIZADA: EXERCICIOS DE LONGA DURAÇÃO (ANAEROBICOS). CAMINHADA, BICICLETA, CORRIDA. INICIALMENTE DE 25 A 30 MINUTOS E AUMENTAR GRADATIVAMENTE, MEDIA DE 3 VEZES POR SEMANA.
- ROSTO: EXERCICIOS FACIAS INDICADOS POR FONOAUDIOLOGOS.
Texto de Alano Barbosa, Professor de Educação Física, Instrutor de Musculação

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria apenas de corrigir a frase referente aos exercícios de longa duração, que são Aeróbios, e não anaeróbios como diz o texto acima.

Grato pela atenção
Professor Rafael Mafei